22 dezembro, 2010

Amizades Além Fronteiras (VIDEO)

Este convite das crianças e jovens do Projecto Intercâmbio (PI) dirige-se aos colegas da Escola Portuguesa de Amesterdão, mas o interesse no contacto e partilha de experiências e ideias estende-se a outras crianças e jovens de outros países! Quem quer participar?



Amizades Além Fronteiras from Crianças - Diáspora Portuguesa on Vimeo.

18 dezembro, 2010

Os avós levaram malas de cartão. Os netos trazem diplomas

por Maria Catarina Nunes, 17 de Dezembro de 2010

(...) Na véspera das comemorações do Dia Internacional do Migrante, o i falou com a presidente do Observatório Luso-Descendente, criado a 10 de Junho, para perceber a realidade das famílias portuguesas que abandonaram o país nas últimas décadas. Muitos partiram de Portugal a medo, alguns munidos de malas de cartão. Hoje, diz o Observatório, regressam os filhos e os netos, altamente qualificados e com conhecimentos que ficam à disposição do país de origem dos pais e dos avós (...)

Notícia completa : ionline

16 dezembro, 2010

Ensino Português na Alemanha com nova dinâmica e iniciativas!





O Ensino Português na Alemanha tem um novo espaço electrónico aberto a todos os membros da Comunidade Portuguesa na Alemanha e àqueles que se interessam pela divulgação da Língua e da Cultura Portuguesas.
Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pelos Serviços de Coordenação do Ensino Português da Embaixada em Berlim, no sentido de divulgar as suas iniciativas e o trabalho desenvolvido pela Rede de Docência do Instituto Camões neste pais.
Conheça esta iniciativa em: http://cepealemanha.wordpress.com/

CFP on immigration and education (AHA)

Sent by H-NET List on Ethnic History

We are looking for a third person to round out our panel for  the American Historical Association convention January  5-8 2012 in Chicago.

Our papers deal broadly with immigration and education in late nineteenth- and early twentieth-century America. We are less concerned with how immigrants became American and are instead interested in how immigrants participated as public citizens by using ethnic organizations and networks to organize,
lobby, and exercise power.

If you have a paper that you think would fit our panel, please send a short bio and a one-page abstract of your paper to Mimi Cowan at cowanmimi@gmail.com. We are happy to expand our time period and/or geographical scope to fit the right paper but submissions should deal with both immigration (or migration) and education.

06 dezembro, 2010

II International Congress of Anglo-Portuguese Studies

II Congresso Internacional de Estudos Anglo-Portugueses
Fundação Calouste Gulbenkian,
de 18 a 20 de Abril.
CFP/Informações

In commemoration of its 30th anniversary, the Lisbon branch of CETAPS, the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (an inter-institutional Research Unit based in two universities, Universidade Nova de Lisboa and Universidade do Porto), at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Faculty of Social and Human Sciences, New University of Lisbon), is pleased to announce its 2nd International Conference of Anglo-Portuguese Studies, a 3-day conference on topics related to Anglo-Portuguese historical, literary and cultural relations.
We also welcome papers that make comparisons and connections between Portugal and Anglophone countries.

01 dezembro, 2010

Crianças Nordestinas (Brasil) / Pensando a infância do ponto de vista da antropologia


                
(chamada para artigos)
Organizadoras: Emilene Sousa & Flávia Pires

Car@ Colega,
Depois de coordenar e participar de vários GT e ST em diversos eventos científicos nacionais que discutem a temática da antropologia da infância e da criança, detectamos uma carência em publicações de estudos antropológicos realizados com crianças Nordestinas. Ao mesmo tempo, descobrimos várias pesquisas em andamento ou recentemente concluídas que atestam a vitalidade do tema. Gostaríamos, então, de convidá-lo a submeter um artigo para compor o livro CRIANÇAS NORDESTINAS, uma coletânea de artigos antropológicos. É preciso que o artigo problematize o que é ser criança no Nordeste, a partir de recortes locais: crianças indígenas, crianças urbanas, crianças camponesas, etc, com foco no trabalho de campo e na etnografia.
Especificações do artigo: Times New Roman, espaço 2, margens 2,5 (direita, esquerda, inferior, superior; 20-30 laudas; Prazo Dezembro 2010.
Esperando poder contar com a sua valiosa contribuição,
Emilene Sousa (UFMA) & Flávia Pires (UFPB)
Emilene Sousa - emilenesousa@yahoo.com.br
Flávia Pires - ffp23279@gmail.com