30 janeiro, 2010

Conselho Permanente "regista garantias" sobre ensino de português no estrangeiro

Lisboa, 29 Jan (Lusa) - O Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas (CPCP) registou hoje "as garantias" dadas pelo Governo e pela presidente do Instituto Camões para a manutenção do ensino do português no estrangeiro enquanto língua materna dos emigrantes.
(...) O CPCP decidiu, neste domínio, solicitar que seja realizado o acompanhamento prioritário da "implementação da nova estratégia do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) junto dos responsáveis das missões diplomáticas, de forma a podermos transmitir as eventuais dificuldades encontradas na prossecução das garantias dadas em matéria de continuidade do ensino do português como língua materna junto das Comunidades.
Ler notícia completa (Sapo)

28 janeiro, 2010

Oficina da Conferência Internacional Infanto-Juvenil (Cabo-Verde)

Oficina da Conferência Internacional Infanto-Juvenil reúne Comissões Organizadoras Nacionais da CPLP em Cabo Verde
A cidade da Praia vai acolher de 30 de Janeiro a 2 de Fevereiro a Oficina da Conferência Internacional Infanto-Juvenil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Este encontro de coordenação das Comissões Organizadoras Nacionais visa preparar o lançamento das conferências nacionais em sete Estados-membros da CPLP, realizar o balanço das actividades que já decorreram e definir o processo de seleccão das crianças participantes por Estado-membro. Ler mais sobre o projeto

27 janeiro, 2010

Presidente do Instituto Camões garante que ensino do português no estrangeiro não vai acabar

A presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, garantiu hoje aos conselheiros das Comunidades Portuguesas que o Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) enquanto língua materna não vai acabar. "Nada será encerrado no que se refere ao EPE", assegurou a responsável no final de uma reunião com o Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas (CPCP), que hoje iniciou uma reunião de três dias em Lisboa.
Ler notícia completa: LUSA

26 janeiro, 2010

Emigrantes “deveras” preocupados com eventual fim do ensino de Português como língua materna

Emigrantes “deveras” preocupados com eventual fim do ensino de Português como língua materna
“O Conselho Permanente (CP) do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) está deveras preocupado com as recentes declarações da professora Ana Paulo Laborinho”, refere o CP, acrescentando que estas afirmações “poderão mesmo significar que o Governo entende desvincular-se de princípios constitucionais que obrigam e unem o Estado Português ao conjunto dos cidadãos portugueses espalhados pelo mundo”.
Ler notícia completa (Público)

19 janeiro, 2010

'Portugueses de Malaca': aprender a língua para preservar a identidade

Desde Outubro passado que as crianças pertencentes à pequena comunidade dos 'portugueses de Malaca' - a cidade malaia que esteve sob domínio português entre 1511 e 1641, classificada em 2008 como património da Humanidade pela UNESCO - estão a aprender a Língua Portuguesa, graças a um projecto da Associação Korsang di Melaka (Coração em Malaca), uma ONG portuguesa, apoiada pelo Instituto Camões. Ler notícia completa (IC)

17 janeiro, 2010

As festas do Espírito Santo nos EUA e no Canadá são o principal marcador étnico da identidade açoriana

[entrevista a João Leal]
João Leal é doutorado em Antropologia pelo ISCTE-IUL e professor associado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigador do CRIA, tem feito pesquisa etnográfica sobre imigrantes açorianos nos EUA, Canadá e Brasil. Entre outros, tem como interesses de investigação a etnicidade, transnacionalidade e migrações, identidade nacional e regional. A entrevista aconteceu em Lisboa no dia 15 de Dezembro de 2009.
Ler entrevista completa (Observatório da Emigração)

15 janeiro, 2010

O Português enquanto língua materna pode acabar nalguns países

A nova presidente do Instituto Camões admitiu ontem que o ensino do Português como língua materna pode acabar em alguns países, porque o objectivo é a sua progressiva integração nos sistemas de ensino no estrangeiro. À margem da conferência A Língua Portuguesa e as Relações Internacionais, Ana Paula Laborinho anunciou ainda a intenção de apoiar o ensino do Português em países como os Estados Unidos, onde tem sido assegurado por associações de emigrantes.
Ler notícia completa (Público)

Portugal e os PALOP:Cooperação na Área da Educação







O Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL, na continuação do 1º colóquio NRedes e em colaboração com a ESECS de Leira está a organizar um Congresso Científico sobre Cooperação no âmbito da Educação entre Portugal e os PALOP que se realizará nos dias 29 e 30 de Março de 2010. Este Congresso reunirá responsáveis políticos, promotores e agentes de acções de cooperação, professores e investigadores que se debruçam sobre as temáticas subjacentes a este tema. Constituirá por isso, um momento privilegiado para o aprofundamento do debate científico, sistematização de informações, de conhecimentos e de reflexões sobre as diferentes políticas, assim como para a avaliação das diversas acções até hoje realizadas no âmbito da cooperação entre Portugal e os PALOP no âmbito da Educação.
Convidamos todos os interessados a enviar propostas de comunicação até ao dia 30 de Janeiro de 2010. Para informações mais detalhadas sobre o programa, calendário de apresentação de propostas, regras para submissão dos resumos e inscrições por favor consultar o site www.coopedu.cea.iscte.pt

12 janeiro, 2010

Governo cria plataforma electrónica para projectos informativos da emigração e países lusófonos

(...) o projecto "Lusomédia" destina-se a "reforçar a comunicação entre o mundo lusófono", disponibilizando numa plataforma electrónica global e em plataformas regionais (América do Sul, América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceânia), as "produções informativas" dos vários órgãos de comunicação social da diáspora e dos países de língua portuguesa.
"O projecto visa sobretudo colocar a língua portuguesa em rede, o que facilita a compreensão do que é actualmente a nossa diáspora como também generaliza e fundamenta a relação com países da CPLP(Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)", disse à agência Lusa Luís Barreira, coordenador do projecto.
Ler notícia completa (Visão)

Conferência: A Língua Portuguesa e as Relações Internacionais

No próximo dia 15 de Janeiro, terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, uma conferência subordinada ao tema “A Língua Portuguesa e as Relações Internacionais”. Esta conferência, organizada pelo Mestrado em Interpretação de Conferência, reflectirá não só sobre a expansão da língua portuguesa no passado e no presente, mas também sobre a sua utilização nos sistemas multilingues das organizações internacionais. Conta ainda com a participação de oradores oriundos das esferas académica e diplomática.
Tendo em conta o grande interesse deste tema para todos os países lusófonos, a conferência será transmitida em webstreaming (aqui).
Ver o programa completo aqui.

10 janeiro, 2010

Governo português distribui filmes na diáspora

O Governo português assinou um protocolo com Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) que prevê a distribuição de milhares de DVD às comunidades portuguesas, informou o gabinete do secretário de Estado das Comunidades, António Braga.
Um total de 28.729 DVD - que correspondem a 49 filmes - serão cedidos a título gratuito à Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) e destinados às comunidades portuguesas e a entidades a elas ligadas e interessadas na promoção e divulgação do cinema português.
Ler notícia completa (Visão)