30 março, 2011

GaCS: Directora das Comunidades apela aos emigrantes açorianos para que usem o português no lar






(...) Graça Castanho apelou, por isso, aos pais que usem o português no lar, “pois essa é a única maneira natural e ecológica de aprendizagem das línguas e o garante do interesse pela sua aprendizagem formal, em contexto escolar, mais tarde”. 
Lembrou igualmente a importância das gerações mais novas visitarem os Açores “para um encontro ou reencontro com as origens, com as raízes seculares que determinam formas de ser e de estar no mundo muito particulares dos açorianos que partiram e dos que ficaram nas ilhas” (...)

AliceVieira lê contos infantis em Toronto


A conceituada escritora/jornalista Alice Vieira desloca-se a Toronto de 1 a 4 de abril de 2011, a fim de participar em sessões de incentivo à leitura de contos infantis e juvenis, numa iniciativa da Coordenação do Ensino Português no Canadá.
Durante a sua estadia, Alice Vieira tem previstos encontros com alunos de Português do First Portuguese e da escola St. Helen, uma visita à Universidade de Toronto e contactos com o Grémio Literário e o Núcleo de Leitura da Casa do Alentejo.

29 março, 2011

Protocolo entre Priberam (FLiP 8) e Instituto Camões

A Priberam, líder mundial no fornecimento de ferramentas linguísticas para a língua portuguesa, ofereceu, ao abrigo de um protocolo celebrado com o Instituto Camões, o FLiP 8 para utilização por todos os leitorados, cátedras, centros de língua, professores da rede do ensino português no estrangeiro e ainda nos computadores existentes na sede do Instituto
Fonte: Instituto Camoes

22 março, 2011

Migrações Clandestinas

Migrações Clandestinas

Ciclo de cinema e debates
23 de Março a 12 de Julho de 2011, 14h30
Sala de seminários (2º piso),
Centro de Estudos Sociais - Coimbra

Milhões de pessoas no nosso planeta são diariamente barradas por muros, fronteiras e legislações proteccionistas de Estados-nação que, ao mesmo tempo, as atraem pelas leis do mercado e miragem de bem-estar social. A globalização vive esse grande paradoxo de liberalizar a circulação de bens, serviços e comunicações, reforçando em simultâneo as políticas estatais de fiscalização e controlo dos territórios. Um conflito está aberto entre a mobilidade crescente de populações movidas por motivações vitais e a impossibilidade ou dificuldade radical em encontrar um lugar de pertença num “mundo comum”.

No sentido de abrir o debate sobre as migrações clandestinas no panorama actual, o Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, organizou um Ciclo de debates que abordará, ao longo de 2011, as diversas dimensões do problema. Serão projectados filmes documentários e ficções a comentar por um/uma convidado/a e a discutir pela plateia.

Programa completo

19 março, 2011

A Terra do Chiculate


Livro de Isabel Mateus


A obra divide-se em três partes e dá voz, através dos seus relatos, na primeira pessoa, aos seus “reais protagonistas”.

Na primeira parte, intitulada “Naufrágio”, a narração da criança, entregue aos cuidados da avó materna, com apenas 12 meses, centra-se nas suas memórias indeléveis da infância e da juventude, exprimindo, sobretudo, o modo como a ausência dos seus pais se reflecte, de forma nefasta, na sua vida. Aliás, a sua experiência individual remete a temática para um panorama mais vasto, pois a sua situação vai ao encontro da mesma realidade familiar e social de tantas outras crianças e jovens do Portugal rural, principalmente do Norte e Interior do país, durante a época da Ditadura.

Fonte: website da escritora

18 março, 2011

Migration Futures: Perspectives on Global Changes




MIGRATION FUTURES: PERSPECTIVES ON GLOBAL CHANGES
16ª Conferência International Metropolis
12-16 Setembro 2011
Ponta Delgada - Açores
PORTUGAL

Deadline for proposal submissions: April 10, 2011.
Proposals should relate closely to one or more of the themes of the conference: • Globalization and migration in the South • International Mobility in Integrated Economic Spaces • Migration in the context of islands • The effects of large-scale emigration on homelands • Maintaining relations within the Diasporas • The fostering of transnational identities through Internet and social networking website • Ageing and migration • Living in Multicultural Cities: interethnic relations and daily life

Conference website (Português e Inglês)

Youth Video Festival on Migration and Diversity

PLURAL+ Third Youth Video Festival on Migration and Diversity Calls for Youth Participation - Building on the success of the past two years of PLURAL+, a youth video festival on migration, diversity and social inclusion, the United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) and the IOM again invite the world's youth to submit dynamic and forward-thinking videos focusing on these issues.



Young people between the ages of 9 and 25 are invited to submit short videos of one to five minutes in length. Recognizing youth as powerful agents of social change in a world often characterized by intolerance, cultural and religious divisions, PLURAL+ is aimed at involving youth in addressing the key challenges in their communities related to migrant integration, inclusiveness, identity, diversity, human rights and social cohesiveness.

05 março, 2011

Participação das crianças na vida em sociedade (entrevista com o Professor Manuel Sarmento)







As experiências que promovem a participação de crianças nas decisões políticas em diferentes espaços de suas vidas – cidades, escola, movimentos sociais – são cada vez frequentes. No entanto, embora o tema tenha ganho importância nos últimos anos, o direito à participação de crianças em processos de elaboração de políticas públicas está longe de ser garantido.
Manuel Sarmento é diretor do Centro de Educação da Universidade do Minho, em Portugal.
Leia a entrevista na íntegra em: De Olho no Plano
Assista à entrevista no canal do YouTube
AGRADECEMOS aos colegas que conduziram e disponibilizaram a entrevista!

01 março, 2011

Index de Políticas de Integração de Migrantes

O MIPEX ou Migrant Integration Policy Index é um guia de referência e uma ferramenta interactiva para avaliar, comparar e melhorar as políticas de integração e que abrange 31 países . Este importante estudo, liderado pelo British Council e pelo Migrant Policy Group em parceria com 38 think tanks, ONGs, fundações, universidades, institutos de investigação e organismos para a igualdade de direitos nos 31 países envolvidos, será lançado em Bruxelas numa conferência de imprensa internacional, no dia 28 de Fevereiro.

A terceira edição do MIPEX será publicada em livro e estará disponível como ferramenta interactiva num sítio da internet que permitirá aos implementadores de políticas, aos académicos, aos jornalistas e ao público em geral, pesquisar mais aprofundadamente os dados do que anteriormente e produzir relatórios que irão ajudar na análise das migrações e debates sobre os direitos dos imigrantes. 

Países abrangidos: Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos da América.