30 novembro, 2011

A menina da fotografia cresceu...

Nos anos 60, Gérald Bloncourt fotografou uma criança portuguesa num bidonville em Paris, os bairros de lata construídos pelos emigrantes. A imagem haveria de se tornar num ícone da emigração portuguesa, mas o fotógrafo haitiano só este ano descobriu a sua identidade.

"(...) eu tinha uma professora primária muito racista. Tratava-me por la petite portugaise, mas não com a intenção que o Gérald teve quando pôs esse nome na fotografia. A forma como ela o dizia magoava-me, porque era discriminatória. Eu tentava ultrapassar isso, estudando, sendo boa aluna, mas não conseguia, porque era sempre a petite portugaise. Só este ano é que me apercebi disto, e foi duro. Foi o facto de o Gérald e a sua fotografia, tirada à tantos anos, terem entrado na minha vida que me levaram a assumir, plenamente e perante toda a gente, esta minha vida de emigrante."
"(...) Quero encontrar o Gérald de novo, surpreendê-lo. Espero que isso possa acontecer em breve. Por enquanto quero que saiba que a sua petite portugaise já não tem vergonha do seu passado e é uma mulher feliz."

Fonte: O Público

Sem comentários: