07 junho, 2012

Duisburg (Alemanha): Iniciativa de cooperação cultural lusófona não podia ter começado melhor!*

- Gostaste?
- Sim!
- De que é que gostaste mais?
- De tudo!
- E como é que gostaste?
- Assim!! (e a menina de 6 anos põe-se nos bicos dos pés e estica o braço em direção ao céu)


Foi mesmo uma festa! O foyer da VHS Duisburg encheu-se de gente de várias nacionalidades, idades e curiosidades para participar na abertura do primeiro grande evento cultural lusófono na cidade! Produzida pelo Instituto Camões, a exposição Língua Portuguesa– um Oceano de Culturas (uma homenagem aos escritores que com as suas obras literárias representam a língua portuguesa na sua diversidade e criaram, deste modo, um berço comum a numerosas e diferentes culturas) foi o lema escolhido pela VHS Duisburg e o Consulado Geral de Portugal em Düsseldorf para um projeto de cooperação que visa a apresentação dos países lusófonos, nos seus aspetos culturais e geográficos, um melhor conhecimento dos mesmos e a promoção do intercâmbio pessoal. E não poderia ter começado melhor!

Em exibição numas mesas adjacentes à exposição estavam adufes feitos com caixas de pizza e enfeitados com motivos portugueses, feitos numa oficina de música que João Martins, do grupo de fado de Coimbra Verdes Anos, fez com as crianças que em Duisburg estudam o português como língua de origem. Nesta oficina também se cantou Zeca Afonso, temas populares dos Açores e fado. Na abertura do evento, as crianças subiram ao palco da VHS Duisburg com os Verdes Anos, no final do seu simpático e brilhante concerto, e acompanharam o grupo em 3 canções. A sala estava cheia, foi preciso trazer cadeiras extra, havia pessoas sentadas em mesas laterais e muitas em pé. Grande aplauso para todos!

Em mais uma iniciativa para ajudar a propagar a diversidade da cultura lusófona dentro e fora da Alemanha, nesta noite memorável foi ainda apresentado o livro Escritos Lusófonos: literatura e artes na cultura de língua portuguesa (em breve disponível na Editora Varal do Brasil). Organizado por Laura Rodrigues Noehles e para marcar a realização deste evento, o livro conta com artigos de autores atuantes em diferentes áreas culturais, oferecendo uma boa visão geral do cenário lusófono contemporâneo. Este livro propicia uma leitura agradável e informativa para todos aqueles que se interessam pela língua portuguesa.

A programação do evento Língua Portuguesa – um Oceano de Culturas incluíu, ainda, um concerto do grupo Sina Nossa e uma conferência em que Alexandre Martins ilustrou o desenvolvimento da música portuguesa do século passado através de vídeos e textos. O encerramento do evento foi animado pelo músico brasileiro Marcelo da Paz, especializado em Forró, uma tendência musical pouco conhecida na Alemanha. Nestes eventos não faltaram bebidas e especialidades culinárias portuguesas!

Há muitos anos que a VHS Duisburg oferece cursos de português! O presente objetivo desta iniciativa conjunta com o Consulado Geral de Portugal em Düsseldorf, porém, tem uma abrangência maior: para além da promoção do ensino da língua, pretende-se criar um espaço regular e contínuo para divulgação e usofruto das culturas de língua portuguesa, em toda a sua diversidade de formas e expressões, envolvendo as comunidades lusófonas residentes na cidade e arredores, e todos aqueles que por estas culturas manifestam curiosidade e interesse. Fiquem atentos à programação dos próximos semestres!


* Por Ângela Nunes (antropóloga).
Publicado parcialmente no PPost, edição de junho 2012.

Sem comentários: