12 abril, 2010

Canadá: Escolas comunitárias portuguesas em Montreal lutam para sobreviver

As escolas comunitárias portuguesas em Montreal, Canadá, correm o risco de vir a fechar. Em causa está a diminuição do número de alunos, provocada pela estagnação do fluxo migratório.
Entre as instituições que ensinam o português no primário, secundário e universitário são as escolas comunitárias que enfrentam o maior risco de encerrar. A escola do “First Portuguese”, em Toronto, e as escolas Santa Cruz e Lusitana, em Montreal (estas duas ligadas à missão católica portuguesa de Santa Cruz), estão entre os mais antigos estabelecimentos.
José de Barros, diretor e ex-docente das escolas Santa Cruz e Lusitana, frisou à Agência Lusa que é grande a incerteza da sua subsistência, devido aos efeitos da estagnação do fluxo migratório oriundo de Portugal.
Por outro lado, a falta de reconhecimento automático do diploma de conclusão de estudos atribuído pelas escolas também não ajuda, dado que a legislação portuguesa impõe um exame de equivalência a quem pretenda ingressar no sistema escolar em Portugal. A constatação desta situação originou embaraços nas escolas e levou os pais a questionarem a valia da frequência dos estudos do Português. Em Toronto, a situação de crise face à falta de alunos não se revela ainda tão premente, porque a dimensão da comunidade é maior e porque escolas como o First Portuguese tentam captar os jovens para actividades extra-curriculares.
Notícia completa: Mundo Português

2 comentários:

Adriana Souza disse...

Interessantissimo assunto! Sou brasileira e estou em processo de imigração para o Canadá, vocês sabem onde consigo mais informações sobre escolas de cultura portuguesa no Canadá? E nós brasileiros, como falamos português, será que não conseguiríamos ajudar a cultivar essas escolas de lingua portuguesa? Adriana.

Ângela Nunes disse...

Obrigada pelo interesse!
Já lhe respondi brevemente no FB e passei adiante a sua pergunta. Uma colega do Canadá já deu um retorno positivo. Aproveite e estabeleça contato com ela. A comunidade portuguesa no Canadá é muito grande e penso que haja várias opções educativas e culturais. Desde escolas comunitárias onde as crianças aprendem a língua-mãe, a centros de investigação sobre Lingua Portuguesa nas universidades. Há exposições, colóquios, festivais de música, cinema, gastronomia... Não tenho informação sobre a comunidade brasileira mas tenho lido mais sobre iniciativas que reunem os lusófonos todos do que o contrário. Boa sorte nessa sua busca e vá dando notícias!