10 maio, 2010

Ferreira de Castro e a Emigração - Ontem como Hoje

Colóquio Internacional
24-26 Maio, 2010
Faculdade Ciências Sociais e Humanas, Lisboa

Tendo partido para o Brasil em 1911, Ferreira de Castro, graças à sua experiência de emigrante, trouxe para a Literatura Portuguesa três obras-primas: "Emigrantes" (1928), "A Selva" (1930) e " O Instinto Supremo" (1968).
Como salientou Joel Serrão - sem dúvida, o historiador que, em nossos dias, dedicou maior atenção aos problemas da emigração -, "coube a Ferreira de Castro o mérito de encarnar, pela primeira vez", os dramas da emigração "na pele do emigrante expulso pela miséria das suas bermas natais".
Cerca de um século após a partida de Ferreira de Castro para o Brasil (acontecimento que ocorreu em 1911), as questões relacionadas com a diáspora - de que a emigração é o rosto mais visível - mantêm toda a actualidade. Razão de sobra para que, homenageando Ferreira de Castro, nos juntemos para reflectir sobre as causas e as consequências culturais de um fenómeno que persegue a identidade nacional como sombra inevitável.
Assim, com a preciosa colaboração do Grupo Interdisciplinar de Estudos Portugueses, do Centro de História da Cultura, da Universidade Nova de Lisboa, o Centro de Estudos Ferreira de Castro realizará, nos dias 24, 25 e 26 de Maio de 2010, nas instalações da Faculdade Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa, um colóquio para o qual, desde já, se encontram abertas as inscrições.

Artur Anselmo / Coordenador Científico do Colóquio
(Professor de Cultura e Literatura da Universidade Nova de Lisboa)

Programa e mais informações

Sem comentários: